Para quem gosta de jardins ou plantas, não será o inverno que irá impedir o contacto permanente com a natureza. Por conseguinte, para manter essa ligação, porque não ter na própria casa um jardim de inverno? Vamos ajudá-lo a ter um verdadeiro jardim de inverno na sua casa.
Não importa o tamanho do local que tem em casa para fazer o jardim de inverno. Seja grande ou pequeno, o importante é escolher as plantas certas para o fazer, como desenhá-lo, se está instalado num local coberto ou descoberto…
Escolher o local para montar o jardim
O local escolhido é muito importante para o sucesso do seu jardim de inverno em casa. Pode escolher um local coberto ou descoberto. Caso possa escolher, sugerimos uma zona descoberta, que tenha boa iluminação natural. Com estas características, o jardim fica com ventilação suficiente para que não se torne uma estufa.
Caso opte por um espaço coberto, escolha uma cobertura em vidro laminado ou policarbonato. Deixe pequenas saídas de ar para não se tornar uma verdadeira estufa e para que o ar possa circular.
O modelo a seguir: jardim vertical ou de vasos e móveis (H2)
Se estivermos a falar em especial de apartamentos, uma das melhores soluções é o chamado jardim vertical. Ocupa pouco espaço e para além de ter um jardim, ao mesmo tempo decora uma ou mais paredes da sua casa. Para além de usar simples plantas, pode também aproveitar para cultivar ervas aromáticas.
O jardim vertical pode ser feito com prateleiras com vasos de cima a baixo. Pode também pendurar vasos pequenos em varões ou então pendure vasos em cordas ou correntes.
A outra opção é utilizar vasos com móveis. Esta é uma boa opção caso tenha um apartamento maior. Pode usar vasos de metal, por exemplo, mas sempre com uma base. A imaginação não tem limites, aproveite os apontamentos que mais gosta e coloque-os na criação do seu jardim.
Escolha as melhores plantas para jardim
Se escolher um local que receba bastante sol, deverá optar por petúnias, alpínias ou gengibre-vermelho, flor de maio ou planta pérola, tulipas e rosas. Se o local escolhido não for favorável a uma boa exposição solar ou tem apenas sombra, então escolha plantas como as orquídeas, begônias, lírio da paz, bromélias ou espadas de São Jorge.
Algumas dicas incríveis para o seu jardim de inverno
Se tiver espaço lá em casa, escolha algumas fontes de água, ou pequenos lagos. Para o chão, use pedras e cascalho. Para além de ficar muito bonito, absorve humidade que possa surgir. Se o objetivo principal do jardim for o descanso, para além de ser uma zona de plantas em casa, utilize bancos de madeira precisamente para relaxar depois de um dia exigente. Por último, opte por transformar a parede onde está o jardim numa parede rústica de pedra ou em madeira. Desta forma, vai destacar convenientemente a zona do jardim.
Bem sabemos que tem pela frente algum trabalho, mas depois de concluído com prazer, terá um jardim de inverno magnífico em casa. Desde as plantas para jardim, passando pela decoração, todos os pormenores contam!
Partilhe este artigo pela sua família e amigos para os inspirar a montar, também eles, um jardim de inverno.